Que um bom rótulo, acompanhado de uma boa embalagem, é fundamental para a decisão de compra do seu cliente isso já não é mais novidade.
Mas você sabia que apenas a cor do rótulo pode ser responsável por aumentar em quase 30% o reconhecimento do seu produto com comparação a anúncios preto e branco?
Escolher corretamente as cores do seu rótulo pode ter um impacto ainda maior nos resultados de venda do seu produto. Criar um design clean, atraente e com as cores certas, no entanto, não é uma missão das mais simples.
Uma vez que a psicologia das cores busca entender como o comportamento humano assim como suas decisões de compra são afetados pelas cores, é necessário entender o significado de cada cor, como aplicar esse conhecimento nos seus rótulos e quais ferramentas podem ser úteis para auxiliá-lo nesse processo.
Por isso, vamos compartilhar algumas dicas sobre a psicologia das cores para que essa tarefa seja executada com sucesso e seu rótulo ajude você a vender mais!
As cores primárias
Vermelho: cor da intensidade, que apaixona e emociona, é muito usada em restaurantes ou produtos de gênero alimentícios que querem atrair compradores impulsivos.
Amarelo: cor que estimula o otimismo e ajuda a concentrar a atenção, é uma boa opção para destacar detalhes importantes e fazer chamadas para ação.
Azul: cor que inspira calma, segurança e confiança, é a melhor opção se o seu produto quer entregar alguma dessas três sensações pois cria um senso de segurança e produtividade para o comprador.
As cores secundárias
Laranja: ao mesmo tempo vibrante e equilibrada, a cor laranja comunica uma marca amigável, alegre e confiante que, assim como o amarelo, pode ser usada para chamar a atenção.
Verde: comunicando estabilidade e com efeito calmante, a cor verde é comumente associada a produtos naturais que transmitem saúde, tranquilidade e cuidado ambiental.
Roxo: identificada com a cor que representa sucesso, sabedoria e nobreza, é a melhor cor para produtos de beleza.
Fanta Laranja: naturalmente conectada às gerações mais jovens, todo o seu rótulo comunica ânimo e chama a atenção dos consumidores. Não por acaso, a Fanta sabor Laranja representa 70% das vendas da Fanta.
Coca-Cola: a cor predominante de fundo vermelha comunica poder, excitação, energia e paixão – além de estimular apetite e o senso de urgência.
(Por isso, em testes de sabor às cegas, as pessoas preferem o refrigerante da principal concorrente; mas logo quando o mesmo teste é feito com a marca, inconscientemente os participantes preferem a Coca-Cola. Outro caso bastante conhecido como forma de posicionamento da marca é o querido Papai Noel, que ficou mundialmente vestido de vermelho após uma ação publicitária da marca.)
Pepsi: com o vermelho presente em seu rótulo, mas com a cor predominante azul, a Pepsi também soube usar o poder das cores para se posicionar – intencionalmente de modo oposto à Coca-Cola – e encontrar o seu lugar no mercado, apostando na segurança e confiança do azul em vistas à urgência e impulsividade do vermelho do concorrente.
A fim de você escolher a melhor paleta de cores com as melhores combinações com base na psicologia das cores, separamos 3 soluções que você pode usar nessa missão:
Adobe Kuler: site com paletas prontas e ferramenta para criar variações de até 5 cores por vez.
ColorZilla: plugin que você pode adicionar aos navegadores Chrome e Firefox e permite capturar uma cor diretamente do seu navegador, para você obter exatamente uma cor que te chamou atenção em algum site.
ColourCode: site onde você pode achar qualquer cor para o seu projeto com o código RGB dado de modo imediato!
Viu como as cores podem ser poderosas para sua empresa ter estratégias de marketing e vendas mais poderosas ainda?
Toda boa estratégia começa com uma boa gráfica para garantir que a qualidade e o poder que você e sua equipe de marketing planejou se transforme em realidade. Conte com a experiência, tecnologia e agilidade da Unigráfica para ter os melhores rótulos para o seu produto e usar ainda melhor o poder das cores e de uma boa gráfica para vender mais!
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