Sacolas de plástico ou de papel? Entenda como escolher a melhor!

Apenas no Brasil, mais de 4 bilhões de sacolas plásticas vão para o lixo todo ano, em sua grande parte sem contar com nenhuma forma de reutilização de forma ecológica. Além disso, a cada hora no nosso país cerca de 1,5 milhão de novas sacolinhas de plástico são distribuídas!

Se esses números assustaram você, imagina o quanto que a natureza também não fica assustada com tanta sacolinha por aí…

Cuidar bem do meio-ambiente e tomar medidas que diminuam o impacto negativo das empresas não é mais uma tendência: já se tornou realidade e dever de todas as empresas, além de uma ótima oportunidade para ser mais eficiente e reduzir custos, como mostramos no nosso artigo sobre sustentabilidade.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apesar de as sacolas plásticas em si não serem um vilão, o seu consumo excessivo no Brasil acabou se tornando o inimigo número 1 da preservação do meio ambiente, ao ponto de em alguns estados, como no Rio de Janeiro, se tornar lei a extinção da oferta gratuita das sacolinhas nos supermercados.

Por que tanto alarde para um aparente inofensivo saco plástico?

E quais outras alternativas podemos utilizar no lugar da sacolinhas?

ENTENDENDO AS SACOLAS PLÁSTICAS

Produção

Desde o seu processo de produção, as sacolas plásticas já apresentam características não sustentáveis. Sua principal matéria-prima, o polietileno originado a partir do petróleo – uma substância não renovável – faz com que as sacolas demorem cerca de 200 anos para se degradarem naturalmente. Além do que, o processo de decomposição do plástico libera considerados níveis de gás carbônico, contribuindo, logo, para o aumento do efeito estufa.

Descarte

Mesmo que o descarte da sacolinha aconteça de modo correto, o que infelizmente não é o mais comum de se ocorrer, o plástico representa problemas para aterros e lixões. Isso porque, devido a sua impermeabilidade, retem a água e torna o solo também impermeável. Quando compactado ainda, o lixo cria camadas de plástico que, por sua vez, aumentam a ocorrência de bolsões de gás, os quais podem liberar metano para a atmosfera.

CONHEÇA AS SACOLAS DE PAPEL!

Mas nem tudo está perdido!

Uma alternativa que pode ser a solução ideal para você abandonar as sacolas plásticas são as sacolas de papel.  Apesar de não ser tão nova, tendo perdido bastante espaço a partir da década de 1970 com a popularização dos sacos plásticos, a sacola de papel tem se mostrado uma tendência em cuidado com o ambiente ao passo que apresenta a mesma durabilidade e resistência da sacolinha plástica, podendo ser reutilizável diversas vezes.

Oriunda de madeira de reflorestamento, diferente do petróleo do plástico, a sacola de papel ainda tem a vantagem de ser biodegradável, podendo ser degradada de modo completo em apenas 6 meses!

Além disso, o papel pode ser reciclado, podendo retornar para o mercado após um processo correto executado pelas empresas responsáveis.

E o melhor, a sacola de papel permite a sua empresa desenvolva estratégias de marketing mais efetivas. Com grande versatilidade e possibilidade de personalização, sua marca pode ser espalhada por toda a cidade enquanto seus clientes a utilizam. Uma dica para utilização das sacolas é a sua distribuição em eventos e locais estratégicos.

Unindo uma boa sacola de papel com uma boa embalagem, seu poder de encantar os clientes e agregar mais valor a sua empresa aumenta de modo considerável, como explicamos no nosso artigo sobre o poder de uma boa embalagem.

Agora que você já sabe todos os motivos para abandonar as sacolinhas plásticas, o que você está esperando para começar a fazer uso das sacolas de papel?

Não basta só parar de consumir plástico, é preciso contar com parceiros que ajudem você a produzir soluções sustentáveis e de qualidade.

Para isso, a Unigráfica conta com a melhor tecnologia para produzir sacolas de papel que, além de serem amigas do meio-ambiente, têm um design inconfundível e o melhor custo-benefício!

Entre em contato conosco e entenda melhor como sua empresa pode fazer parte desse novo mundo de sustentabilidade e qualidade com a Unigráfica.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Últimos posts

WhatsApp Image 2019-05-23 at 09.21.53 (2)

A sua gráfica pra ontem!