Apenas no Brasil, mais de 4 bilhões de sacolas plásticas vão para o lixo todo ano, em sua grande parte sem contar com nenhuma forma de reutilização de forma ecológica. Além disso, a cada hora no nosso país cerca de 1,5 milhão de novas sacolinhas de plástico são distribuídas!
Se esses números assustaram você, imagina o quanto que a natureza também não fica assustada com tanta sacolinha por aí…
Cuidar bem do meio-ambiente e tomar medidas que diminuam o impacto negativo das empresas não é mais uma tendência: já se tornou realidade e dever de todas as empresas, além de uma ótima oportunidade para ser mais eficiente e reduzir custos, como mostramos no nosso artigo sobre sustentabilidade.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apesar de as sacolas plásticas em si não serem um vilão, o seu consumo excessivo no Brasil acabou se tornando o inimigo número 1 da preservação do meio ambiente, ao ponto de em alguns estados, como no Rio de Janeiro, se tornar lei a extinção da oferta gratuita das sacolinhas nos supermercados.
Por que tanto alarde para um aparente inofensivo saco plástico?
E quais outras alternativas podemos utilizar no lugar da sacolinhas?
ENTENDENDO AS SACOLAS PLÁSTICAS
Produção
Desde o seu processo de produção, as sacolas plásticas já apresentam características não sustentáveis. Sua principal matéria-prima, o polietileno originado a partir do petróleo – uma substância não renovável – faz com que as sacolas demorem cerca de 200 anos para se degradarem naturalmente. Além do que, o processo de decomposição do plástico libera considerados níveis de gás carbônico, contribuindo, logo, para o aumento do efeito estufa.
Descarte
Mesmo que o descarte da sacolinha aconteça de modo correto, o que infelizmente não é o mais comum de se ocorrer, o plástico representa problemas para aterros e lixões. Isso porque, devido a sua impermeabilidade, retem a água e torna o solo também impermeável. Quando compactado ainda, o lixo cria camadas de plástico que, por sua vez, aumentam a ocorrência de bolsões de gás, os quais podem liberar metano para a atmosfera.
CONHEÇA AS SACOLAS DE PAPEL!
Mas nem tudo está perdido!
Uma alternativa que pode ser a solução ideal para você abandonar as sacolas plásticas são as sacolas de papel. Apesar de não ser tão nova, tendo perdido bastante espaço a partir da década de 1970 com a popularização dos sacos plásticos, a sacola de papel tem se mostrado uma tendência em cuidado com o ambiente ao passo que apresenta a mesma durabilidade e resistência da sacolinha plástica, podendo ser reutilizável diversas vezes.
Oriunda de madeira de reflorestamento, diferente do petróleo do plástico, a sacola de papel ainda tem a vantagem de ser biodegradável, podendo ser degradada de modo completo em apenas 6 meses!
Além disso, o papel pode ser reciclado, podendo retornar para o mercado após um processo correto executado pelas empresas responsáveis.
E o melhor, a sacola de papel permite a sua empresa desenvolva estratégias de marketing mais efetivas. Com grande versatilidade e possibilidade de personalização, sua marca pode ser espalhada por toda a cidade enquanto seus clientes a utilizam. Uma dica para utilização das sacolas é a sua distribuição em eventos e locais estratégicos.
Unindo uma boa sacola de papel com uma boa embalagem, seu poder de encantar os clientes e agregar mais valor a sua empresa aumenta de modo considerável, como explicamos no nosso artigo sobre o poder de uma boa embalagem.
Agora que você já sabe todos os motivos para abandonar as sacolinhas plásticas, o que você está esperando para começar a fazer uso das sacolas de papel?
Não basta só parar de consumir plástico, é preciso contar com parceiros que ajudem você a produzir soluções sustentáveis e de qualidade.
Para isso, a Unigráfica conta com a melhor tecnologia para produzir sacolas de papel que, além de serem amigas do meio-ambiente, têm um design inconfundível e o melhor custo-benefício!
Entre em contato conosco e entenda melhor como sua empresa pode fazer parte desse novo mundo de sustentabilidade e qualidade com a Unigráfica.