Selo FSC: Entenda o que é e a importância para sua empresa

Antes de mais nada, os brasileiros são os que mais procuram por produtos com certificado florestal (Selo FSC) e estão dispostos a pagar mais caro por produtos com este certificado, de acordo com dados do report anual do Conselho de Manejo Florestal

Ainda mais diante de um cenário no qual cerca de 70% dos produtos com origem amazônica no mercado brasileiro é de origem ilegal, o selo FSC não só recompensa as empresas que resistem às facilidade do comércio criminoso, como também permite a criar uma comunidade comprometida com as o desenvolvimento sustentável.

De onde surgiu essa certificação? Quais os seus principais requisitos? Por que avaliar este selo na hora da compra de produtos com origem florestal?

A certificação FSC

Primeiramente, antes de saber o que é a certificação, precisamos apresentar a ONG por trás de toda a difusão do conceito de certificação florestal: o Conselho de Manejo Florestal. (Forest Stewardship Council)

A FSC é uma organização independente que reúne nomes relevantes de todo o mundo para discutir e definir o que é um manejo florestal que atenda ao tripé da sustentabilidade.

Nesse sentido, a certificação FSC é uma ferramenta de controle da produção florestal que leva o consumidor a decidir melhor na hora da compra. Com o selo FSC, empresas e clientes podem ter certeza de que estão comprando um produto de uma empresa que se preocupa com questões ambientais.

O manejo florestal responsável

Pior que os copos descartáveis, os toners e cartuchos quando descartados de forma incorreta podem demorar milhares de anos para se decompor de forma natural, uma vez que na sua composição existem componentes metálicos e pequenos circuitos que retardam ainda mais esse processo.

Além disso, os restos de tinta são extremamente tóxicos para o ambiente, afetando diretamente animais e seres humanos.

Por isso, lojas de eletrônicos ou pontos de coletas especiais direcionarão esse material para que realizem o descarte de modo apropriado ou retornarão o material para o fabricante. Ele, por sua vez, será responsável por reaproveitar e reciclar boa parte dos componentes que antes iriam diretamente para a natureza, por exemplo.

Normas de certificação

Desde que as normas do FSC foram publicados pela primeira vez em 1994, com revisões finalizadas no ano de 2012, os princípios que uma empresa precisa seguir na prática para receber o selo FSC estão:

– respeito aos direitos dos trabalhadores, aos povos indígenas e tradicionais;

– uso múltiplo dos produtos e serviços da floresta;

– Plano de Manejo consistente com os objetivos da organização e proporcional à escala, à intensidade e ao risco das atividades;

– manter e melhorar as áreas de alto valor de conservação na unidade de manejo.

Processo de certificação

Qualquer operação florestal (empresa, organização ou comunidade que estejam interessadas no manejo florestal responsável) pode solicitar a participação no processo de certificação.

O FSC não realiza nenhuma auditoria nem o processo de certificação em si. Então, é necessário a adoção de uma série de procedimentos e padrões de conduta para passar pelo processo de certificação. Após isso, uma auditoria será realizada por uma certificadora (empresa) credenciada,

Desde reutilizar o verso de impressões mal sucedidas ou separar o lixo de escritório do lixo comum, você também pode fazer parte dessa nova geração de empresas sustentáveis ambientalmente e de quebra ter uma empresa mais eficiente – reduzindo os impactos ambientais e os custos.

As etapas da certificação, portanto, são divididas em cinco:

1) Contato Inicial

Em primeiro lugar, a instituição interessada contata a empresa certificadora

2) Avaliação

Depois são analisados de forma geral o manejo e sua documentação, além de operações de campo. Isto é feito com o intuito de encontrar não conformidades com relação aos princípios e critérios da FSC;

3) Adequação

Em seguida, o período em que a operação florestal deve adequar-se às normas não atendidas na etapa anterior; 

4) Certificação da operação

Quando ocorre a auditoria e, se a operação for aprovada, é compartilhado um resumo público do manejo florestal pela certificadora;

5) Monitoramento anual

Por fim, deve ser realizado um monitoramento da operação pelo menos uma vez por ano após a certificação,

Para encontrar uma certificadora e consultar detalhes como preço e viabilidade para o seu negócio, basta acessar a lista no site da FSC Brasil.

Caso o seu negócio não se caracterize como uma operação florestal mas você também quer se envolver com os princípios, faça como a Unigráfica: o primeiro passo é começar a avaliar se os seus fornecedores têm o selo FSC.

Aqui na Unigráfica já fazemos a nossa parte. Todos os nossos fornecedores de papel são certificados FSC e, por isso, todos os nossos produtos, como folders, embalagens, revistas e impressos contam com matéria-prima 100% legal e ambientalmente correta.

Nos preocupamos tanto assim com a qualidade e o compromisso ambiental dos nossos fornecedores porque valorizamos os nossos clientes e queremos entregar uma experiência que, do início ao fim, é ambientalmente sustentável.


Entendeu por que valorizar as empresas com este selo e priorizá-las na hora de decidir qual material comprar?

Venha conosco e se junte a esse time de empresas e consumidores responsáveis!

Entre em contato e entenda melhor como fazer parte de uma nova era de sustentabilidade e resultados ainda melhores com a Unigráfica.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 09.21.53 (2)

A sua gráfica pra ontem!