Dicas para sua empresa reduzir custos e ser amiga do meio ambiente

Nunca se falou tanto em sustentabilidade e nos impactos que as empresas podem ter com suas atividades no meio ambiente, e nunca isso foi tão importante para as organizações como atualmente. Entendendo a expectativa dos seus clientes quanto a um posicionamento sustentável e lembrando do conceito de sustentabilidade como sendo formado por um tripé – desenvolvimento ambiental, social e econômico – como a sua empresa tem reagido a esse novo cenário?

Será que é possível ter uma empresa que se preocupe com questões ambientais e ao mesmo tempo ser mais eficiente na sua gestão, reduzindo custos?

Aqui na Unigráfica, provamos que sim!

E é por isso que vamos compartilhar como estamos fazendo isso no nosso dia a dia e dar algumas dicas de como sua empresa pode fazer o mesmo.

Reutilize a água do ar condicionado

Você pode não ter dado conta ainda, mas apenas um ar condicionado da sua empresa é capaz de produzir até 20 litros de água por dia! Já parou para pensar quantas atividades poderiam ser feitas com a água que você pode estar deixando escapar do seu ar condicionado?

Além de evitar gotejamentos que além de incômodos podem ser prejudiciais ao seu patrimônio, você gera inúmeros benefícios ao meio ambiente e também ao bolso – isso porque se na sua empresa houver apenas 2 aparelhos de ar condicionado, você já terá por mês algo em torno de 1.200 litros a menos na sua conta de água.

Como então fazer esse reaproveitamento?

Você pode optar por desde pequenos baldes para recolher os pingos ou até mesmo esbanjar sua criatividade para conectar a mangueira do ar condicionado a um recipiente coletor de água. 

Viu como é simples?

Substitua os copos descartáveis

Você sabia que consumimos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos plásticos descartáveis por dia? Esse dado pode se tornar ainda mais preocupante quando descobrimos que um inofensivo copo plástico pode levar até 450 anos para se decompor na natureza, podendo durante esse tempo não só entupir bueiros e contribuir para problemas urbanos, mas também ir parar nos mares e rios e afetar muito o nosso bioma aquático…

Não precisa banir os copos descartáveis de uma vez por todas, mas comece hoje mesmo a criar uma cultura de cada colaborador trazer sua garrafinha de água de casa e incentive esse comportamento, como por exemplo disponibilizando uma caneca para cada colaborador pode dizer adeus aos descartáveis, assim como fizemos na Unigráfica.

Diga não aos copos descartáveis – o meio ambiente e departamento financeiro da sua empresa (que vai reduzir drasticamente a compra de novos copinhos) agradecem!

Descarte corretamente toners e cartuchos

Pior que os copos descartáveis, os toners e cartuchos quando descartados de forma incorreta podem demorar milhares de anos para se decompor de forma natural, uma vez que na sua composição existem componentes metálicos e pequenos circuitos que retardam ainda mais esse processo. Além disso, os restos de tinta são extremamente tóxicos para o ambiente, afetando diretamente animais e seres humanos.

O ideal, portanto, é direcionar esse material para lojas de eletrônicos ou pontos de coletas especiais que realizarão o descarte de modo apropriado ou retornarão o material para o fabricante, que por sua vez será responsável por reaproveitar e reciclar boa parte dos componentes que antes iriam diretamente para a natureza.

Recicle ou reutilize aparas de papel

Em nossa indústria reciclamos mensalmente cerca de mais de 20 toneladas de aparas de papel que sobram no processo de corte de folders, panfletos, revistas… 

Cientes do potencial de recuperação do papel, principal insumo dos nossos processos, não descartamos essas aparas no lixo comum, a fim de que elas possam ser enviadas de modo especial para um processo de reciclagem.

Desde reutilizar o verso de impressões mal sucedidas ou separar o lixo de escritório do lixo comum, você também pode fazer parte dessa nova geração de empresas sustentáveis ambientalmente e de quebra ter uma empresa mais eficiente – reduzindo os impactos ambientais e os custos.

Se quiser entender melhor como aplicar cada uma das dicas na sua empresa ou como funcionam os processos sustentáveis da Unigráfica, fique à vontade para entrar em contato conosco!

Teremos um prazer imenso em poder ajudá-lo a ter uma empresa ambientalmente responsável e ainda reduzir seus custos apoiando o meio ambiente.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 09.21.53 (2)

A sua gráfica pra ontem!