Você sabia que mais de 44 milhões de exemplares de livros foram vendidos em todo o Brasil apenas em 2018?
Mesmo com a crise das livrarias e com eventos que atrapalharam o comércio de forma expressiva, como a Copa do Mundo e a greve geral dos caminhoneiros, a venda de livros no Brasil cresceu perto dos 5% quando comparado com o ano anterior. Veja a matéria
E o que durante muito tempo era inacessível à maioria dos autores, publicar um livro hoje – por conta própria – é muito menos complicado do que você imagina!
Entenda como tirar o seu sonho da gaveta com as orientações a seguir sobre o processo que vai desde a escrita, design, escolha de uma editora ou gráfica e até mesmo publicação.
Vale a pena ter um ISBN?
Se você vai publicar um livro pela primeira vez, deve estar se perguntando o que fazer para ninguém “roubar” sua obra. De fato, ninguém quer correr o risco de ter seu trabalho plagiado – e ter um número de padrão internacional para o seu livro (o International Standard Book Number, ISBN) é uma ótima alternativa de segurança.
No entanto, você não precisa se preocupar com isso para garantir a propriedade intelectual do seu livro, pois a lei brasileira não exige que você faça nenhum registro específico para comprovar sua autoria: apenas que você prove que foi o primeiro a publicar.
Quando vale a pena ter um ISBN, então?
Se o seu objetivo é levar os seus livros para vender em eventos ou palestras, ou até mesmo vender pela internet por meio de blog e redes sociais, ter um ISBN não é obrigatório.
Se seu objetivo, no entanto, é publicar o seu livro para vendê-lo em livrarias físicas ou digitais, a resposta é sim: vale a pena investir. Isso porque a grande maioria das livrarias exigem que sua obra tenha um ISBN.
Para registrar seu livro na Biblioteca Nacional e ter o seu número, você pode consultar a tabela de preços no site oficial da Agência Brasileira do ISBN.
Julgando um livro pela capa
Apesar do ditado popular corretamente nos orientar a avaliar as coisas pelo seu conteúdo e não pela aparência, quando se fala do mercado de livros uma boa capa é essencial para comunicar a personalidade e o estilo do autor como também chamar a atenção dos seus leitores.
Portanto, antes de publicar seu livro, certifique-se de que ele possui uma capa atraente o bastante para despertar o interesse do seu público.
Existem profissionais especializados na produção de boas capas de livros, conhecidos popularmente como capistas, e contratá-los pode ser uma excelente alternativa (os custos podem variar bastante dependendo da experiência do designer e do seu orçamento, claro).
Como escolher uma gráfica ou editora
Imagine virar noites para finalizar a escrita do seu livro a fim de levá-lo para um evento planejado e de acordo com o seu cronograma meticulosamente elaborado, como um congresso ou feira literária, e ter seu objetivo frustrado por conta de um atraso no processo de impressão…
Apesar de desolador apenas imaginar essa situação, ela pode se tornar real caso você faça opção pela primeira gráfica que encontrar na internet ou até mesmo na sua cidade.
Antes de enviar seu livro para produção, pesquise bem e avalie o portfólio e a reputação de determinada empresa responsável por torná-lo real – principalmente quanto ao cumprimento de prazos de entrega estabelecidos. Para fazer isso, você pode recorrer às avaliações do próprio estabelecimento no Google, pesquisar sobre a empresa em sites como o Reclame Aqui e, se possível, contactar diretamente clientes apresentados no portfólio (muitas vezes no site da empresa) para validar pontos como agilidade e entrega do material.
Uma boa gráfica também é fundamental para que você tenha o acabamento necessário a fim de que seu livro saia com a qualidade de impressão coerente com a qualidade intelectual do conteúdo. Experiência e tecnologia são características que você precisa avaliar na sua escolha.
Não entregue a realização de um projeto que é um sonho pessoal e a oportunidade de alavancar sua carreira nas mãos de qualquer empresa.
Conte com a experiência de duas décadas da Unigráfica e com toda a sua tecnologia e agilidade para entender melhor como publicar seu livro e, quem sabe, se tornar o próximo fenômeno editorial do Brasil.